15 de set. de 2015

Lendo Rótulos

Muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de escolher as opções mais saudáveis e menos artificiais nas prateleiras dos supermercados. É zero açúcar mesmo? Tem aditivos químicos? Tem gordura trans? Quem já tentou ler a lista de ingredientes de um produto e não conseguiu pronunciar as palavras? Se você não consegue ler o nome dos ingredientes que fazem parte do alimento que você ingere já pensou em seu organismo que é obrigado a digerir tudo isto? A primeira regra é clara: Não conseguiu ler e nem entender: fique de olho e pule fora rs 


Para manter uma dieta balanceada é fundamental conhecer as propriedades dos alimentos que consumimos. Por conta disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a veiculação de um rótulo nutricional nas embalagens dos produtos.Nele devem constar o valor energético e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio do alimento. Outras informações, como presença de vitaminas, são opcionais,mas, se a indústria alimentícia cumpre isso, é outra questão!

Se algumas marcas conseguem ótimos produtos naturais, por que outras marcas não fazem o mesmo? Precisamos consumir gordura hidrogenada (gordura trans) ou açúcar disfarçado nos alimentos? Como o organismo reage com tantos aditivos, corantes e sabores artificiais? A resposta é clara: Muitos dos itens que fazem mal ao nosso corpo aumentam o tempo de vida de prateleira do produto (não estraga tão rápido quando comparado com produtos em seu estado natural), oferecem mais sabor ao produto, melhora a textura e o lucro para a indústria é cada vez maior.
Mas calma lá, o objetivo do post não é assustar vocês, pelo contrario. Quero destacar que existe sim a possibilidade de comprarmos alimentos prontos e práticos, porém, faz-se necessário entender melhor sobre os rótulos dos produtos para você acertar na escolha. Vamos as dicas ;)
 Dica I: Comece a ler a LISTA de ingredientes que obrigatoriamente vem em todos os alimentos embalado. Não estou falando da tabela de informação nutricional, aquela que cita as calorias e nutrientes, mas, sim da lista de ingredientes (normalmente está escondida). Faça um teste. Com esse hábito, você vai perceber que nem todas as marcas/produtos são ruins. Uma questão de preocupação e escolha. 
DICA II: Se você não sabe o que é aquele ingrediente de nome difícil, seu corpo também não vai saber. Ou seja, dê preferência aos ingredientes reais e naturais. Segundo a Anvisa, os ingredientes do alimento aparecem na ordem decrescente de quantidade. Portanto, se procura um item integral, veja se o primeiro ingrediente é realmente a farinha integral. Tenha atenção especial quando o açúcar e as gorduras constarem no topo da lista. Evite produtos que tem como o primeiro e segundo ingredientes: açúcar, xarope, farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico (que nada mais é do que farinha branca refinada). Preferir os alimentos que na lista de ingredientes iniciem a composição com: farinha de trigo integral, farinha de arroz integral, aveia, etc. Veja abaixo:






DICA III: Ao observar a lista de ingredientes, prefira aqueles com ingredientes naturais e integrais. Se você quer um iogurte com sabor laranja, mel e cenoura faça você mesmo a sua versão com alimentos de verdade + iogurte natural a base de leite! Além da diversão em colocar a mão na massa,rsrs, o preço sai bem mais em conta. ;)
DICA IV: Prefira produtos com baixo valor para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e produtos com alta quantidade fibras alimentares. Por falar em gordura trans: gordura vegetal hidrogenada (mesma coisa). Ela está presente regularmente em alimentos industrializados, como biscoitos, sorvetes, salgadinhos prontos, cremes vegetais e alimentos fritos. Nosso corpo não precisa, não reconhece esse tipo de gordura e quando consumido em grandes quantidades pode afetar de forma direta a nossa saúde.

CUIDADO: Será que o aviso na embalagem do produto: ‘’ZERO TRANS’’ é zero mesmo? Para nossa tristeza, a legislação, só exige que sejam registrados valores acima de 0,2 g por porção de gordura trans no alimento, ou seja, qualquer valor abaixo disso pode ser declarado como zero L.Ou seja: é um zero que não é zero. Onde está o erro? Veja abaixo…







Bom pessoal,é isso, espero que tenham gostado e aprendido a ler a lista de ingredientes dos produtos. Lembrem-se que nem todo produto denominado integral é saudável. Fiquem com Deus e até o próximo post :*


Redes Sociais:
Instagram: @_ssnem
Email: sersaudavelnaoemodinha@outlook.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário